Acompanha o guia sobre o Valorant, como funciona o game, personagens, mapas, armas e outras coisas.
Encontra o guia sobre o Valorant, um novo FPS da Riot Games que tem dominado o mundo dos games. Tendo diversas semelhanças com o CS:GO, o novo queridinho de E-Sports é um dos maiores sucessos atuais do cenário.
O FPS recém-lançado pela Riot traz muitas armas, mapas, diversas personagens e habilidades. É importante deixar os usuários cientes de que apesar das semelhanças com outros games, o Valorant é muito extenso e possui diversas outras coisas.
Então, é preciso aprofundar mais no game, que além de já ter sido lançado com diversos itens, a cada atualização lança mais novidades. Como é o caso da recém-chegada Reyna (personagem) e do mapa Ascent, inspirado na Itália.
O Valorant inicialmente era apenas no modo Beta Fechado, mas no dia 2 de junho foi lançado gratuitamente de forma oficial para PC. Como o jogo é novo e desconhecido por muitos, temos um guia com todas as informações sobre o Valorant.
Como funciona o Valorant:
Como todos já sabem, o Valorant é um FPS tático 5x5, que tem como um dos principais objetivos plantar ou desarmar a Spike. A cada ronda, os jogadores possuem uma vida e vence a equipa que ganhar 13 rondas primeiro, são 25 no total.
O principal objetivo das equipas é defender e atacar, todas as partidas são assim. Dessa forma, o clube que está a atacar tem de escoltar, proteger e detonar a bomba nos pontos A, B ou C. Fazendo isso e a bomba não sendo desarmada a tempo pelo adversário, a equipa que armou ganha a ronda.
Ao início de cada ronda, os jogadores podem escolher um conjunto de armas e habilidades clicando a letra B. Em caso de sobrevivência de uma ronda para outra, os jogadores podem levar os itens comprados na ronda anterior.
Mínimo de FPS recomendado:
Mínimo de 30 FPS –
CPU: Intel i3-370M
GPU: Intel HD 3000
Recomendação de 60 FPS –
CPU: Intel i3-4150
GPU: Geforce GT730
Especificações altas – 144+ FPS
CPU: Intel Core i5-4460 3.2GHz
GPU: GTX 1050 Ti
As recomendações para PC –
Windows 7/8/10 64-bit
4GB RAM
1GB VRAM
Cenário Competitivo
Apesar de ser um game novo, o Valorant já está muito bem encaminhado no cenário competitivo, com três níveis de competição.
Nível baixo: Este nível é para a comunidade local, com jogadores e figuras relevantes, tendo a premiação máxima no valor de US$ 10 mil.
Nível médio: Já os de nível médio são feitos por marcas ou influenciadores, com monetização e premiação chegando ao valor de US$ 50 mil.
Majors (Alto nível): Este nível não possui um limite de premiação, pois é criado por grandes organizadores como ESL e DreamHack.
Em junho, a primeira iniciativa da Riot Games no cenário competitivo foi a criação da Série Ignição, um programa oficial de campeonatos de Valorant. Essa série conta com uma parceria de mais de 20 organizações do cenário E-Sports.
Eventos da Série da Riot:
- G2 x Ignição
- Rage x Ignição
- Vitality x Ignição
- WePlay! x Ignição
- Gamers Club ULTIMATE
- PAX Arena x Ignição
- Order x Ignição
- Mandatory x Ignição
A Série Ignição contará com eventos na Europa, Brasil, Japão, América do Norte, América Latina, Coreia do Sul, Sudeste Asiático, Oceania, Rússia, Turquia e Oriente Médio.
Conheça os personagens do jogo:
*As letras entre parênteses representam as teclas de ativação das habilidades*
Viper –
A Viper é uma química americana, agente controladora e que usa dispositivos químicos muito venenosos nas suas batalhas. Como por exemplo o Poço Peçonhento (X), que borrifa um gás tóxico em formato de nuvem, o qual cobre toda uma área em seu redor atingindo quem estiver dentro. Outra habilidade muito boa da personagem é o Veneno de Cobra (C), também cobrindo uma área em que os adversários que estiverem dentro fiquem lentos. Já a Nuvem Venenosa da Viper (Q), além de causar dano nos adversários, escurece a câmera e dificulta a visibilidade. Por último e não menos importante, a Cortina Tóxica (E) emite gás em forma de fileira, criando uma espécie de parede tóxica que causa dano.
Raze –
Raze é um agente brasileiro capaz de instalar e detonar Cargas de Explosivos (Q), além de disparar uma granada que se divide em diversas granadas menores (E), cobrindo uma área maior. Com a tecla C é capaz de lançar um robot que mira e persegue qualquer oponente. Por último, Raze lança a Ultimate Estraga-Prazeres (X), liberando um míssil muito potente que causa um dano muito forte.
Sage –
Sage é uma sentinela chinesa que libera orbes e cada um deles contém uma habilidade diferente. Um deles, o Orbe de Barreira (C) cria uma parede que impede a visão e passagem de jogadores inimigos. Utilizando a letra (Q) é ativada a Lentidão, que desacelera as personagens adversárias. Já a habilidade de Curativo (E) cura toda a sua equipa e a própria personagem. A Ressurreição, Ultimate de Sage (X), permite trazer um companheiro já morto, de volta à vida.
Cypher –
Cypher é mais um sentinela, ele é do Marrocos e é especialista da inteligência de coleta de dados. Como uma de suas principais habilidades, usa a Câmera de Vigilância (E), que marca os seus inimigos com um dardo que revela a posição dos mesmos. O Assalto Neural Ultimate (X) permite revelar a posição de todos os inimigos que ainda estejam vivos. Já as outras duas habilidades de Cypher, o Fio-Armadilha (C) e a Jaula Cibernética (Q), tem os poderes de imobilizar, bloquear a visão, causar lentidão e dificultar a vida de seuos oponentes.
Reyna –
A recém-chegada duelista mexicana dispõe de duas habilidades Orbes da Alma, que só aparecem quando a Reyna elimina um adversário. A primeira delas é a de Devorar (Q), que na verdade regenera a vida da agente, enquanto a segunda torna a personagem invulnerável. O Olhar Voraz (C) é a terceira habilidade de Reyna, que permite cegar os adversários. A última habilidade da mexicana é na verdade um combo (Q) + (E), com a Ultimate Imperatriz ela é capaz de se curar a cada abate feito e a sua invulnerabilidade começa a ser invisibilidade.
Jett –
A Jett é uma agente da Coreia do Sul que possui duas habilidades de movimentação, Brisa de Impulso (E) e a Corrente Ascendente (Q). A primeira impulsiona a Jett rapidamente na direção escolhida e a segunda é um grande salto vertical. Já a terceira habilidade da coreana é a Erupção das Brumas (C), que solta uma cortina de fumo, limitando o campo de visão adversário no mapa por um determinado tempo. Outra habilidade da personagem dá-se segurando o botão de salto, o que lhe permite planar. Já na última e não menos importante habilidade, a Ultimate Tormenta de Aço é um conjunto com cinco facas muito afiadas que causam um número considerável de dano.
Breach –
O sueco Breach tem a possibilidade de disparar uma carga de fusão que causa dano nos inimigos, trata-se do Pós-Choque (C). Ponto de Clarão (Q) é uma habilidade em que ele solta uma carga, que cega os adversários que olhem para a mesma. Por último, uma das principais habilidades de Breach, a Falha Tectônica (E), cria um terremoto comum e outro maximizado por todo local em forma de cascata (Ultimate, X).
Omen –
O personagem mais misterioso do Valorant, Omen não possui nacionalidade. Uma das principais habilidades é o Passe Tenebroso (C), e pode-se teleportar de um lugar para outro, porém lugares próximos. Já a Paranoia (Q) permite enviar um projétil que limita a visão do adversário e o Manto Sombrio (E) que cria uma grande esfera sombria, atrapalhando ainda mais a visão dos adversários. O Salto das Sombras (X) é talvez a melhor habilidade de Omen, pois ele consegue teleportar-se para qualquer outro lugar do mapa.
Brimstone –
Brimstone é um controlador americano que lança granadas incendiárias (Q). Ele cria nuvens de fumo de longa duração, bloqueando a visão dos adversários na área que selecionar, utilizando a Fumaça Celeste (E). O Simulador Estimulante (C) de Brimstone permite um tiro rápido aos companheiros, enquanto o Ataque Orbital (X) lança um laser que vem do céu, causando diversos danos aos inimigos atingidos.
Phoenix –
Este duelista do Reino Unido faz com que o seu nome faça jus às suas habilidades, pois algumas delas remetem-se a uma Phoenix. A Labareda (C) cria uma parede de fogo que bloqueia a visão dos adversários e é capaz de causar grande dano em quem tentar atravessá-la. A habilidade de Mãos Quentes (E) remete a mais dano também, enquanto a Bola Curva (Q) cega os inimigos e o Renascimento permite que o jogador volte à vida como uma Phoenix.
Sova –
Sova é um iniciador, mas possui grandes habilidades de coletar informações para os seus colegas de equipa durante a partida. O Drone Coruja (C) lança dardos marcando os jogadores adversários e revelando as suas posições. Já a Flecha Rastreadora (E) é ativada por impacto, revelando a localização dos adversários na linha de divisão. Sova possui também a Flecha de Choque (Q), que explode quando sofre o impacto, e a Fúria do Caçador (X), que dispara uma flecha de energia que causa danos e revela a posição dos inimigos.
ARMAMENTO
No Valorant é possível escolher diversos personagens, mapas, entre outras coisas, mas também possui uma enorme variedade de armas. Algumas das armas são inspiradas no CS:GO, enquanto outras são escolhidas de acordo com estilo de cada jogador e a estratégia para cada ronda das partidas.
Abaixo, as armas do Valorant:
ARMAS LEVES
Classic – Essa é uma arma padrão que faz disparados de alta precisão quando o jogador está parado e possui um modo alternativo com rajadas, disparando três tiros ao mesmo tempo.
Shorty – Essa caçadeira de cano cerrado é muito letal de perto e tem como seu ponto fraco a taxa de tiro lenta, sendo apenas dois tiros sem carregar.
Frenzy – Essa é uma metralhadora de mão muito efetiva quando o jogador está em movimento, entretanto, às vezes dispara rajadas curtas a distâncias intermediárias. Possui também uma alta taxa de tiro e dispara dez vezes por segundo.
Sheriff – Esta arma é um revólver e os seus projéteis causam um grande impacto, mas com alto recuo.
Ghost – Essa é uma arma muito eficiente em todas as distâncias e dispara silenciosamente. Para a curta distância ela é ainda mais letal, causando absurdos 160 de dano no adversário.
SUBMETRALHADORAS
Spectre – A Spectre é a arma ideal para o jogador que deseja ter uma para curta e média distância. Esta submetralhadora é eficiente em qualquer mapa, possuindo boa taxa de dano, cadência de tiro e precisão. Caso o usuário queira arriscar de uma distância maior, basta equipar uma mira.
Stinger – Já a Stinger é a arma ideal para médias e longas distâncias, porém o recuo e a mobilidade são os seus pontos fracos. Essa arma não possui um grande dano nos seus disparados, mas como são 18 balas por segundo, torna-se uma arma eficiente.
METRALADORAS
Odin – A Odin é uma metralhadora muito forte e é a segunda arma mais cara do jogo. O cartucho dessa arma comporta 100 balas e o seu dano é forte, além de atirar 12 balas por segundo, podendo chegar a 15,6 balas por segundo facilmente. É uma boa arma para quem gosta de fazer estrago.
Ares – Enquanto a Odin é a segunda arma mais cara do Valorant, a Ares é a metralhadora mais leve e barata. De início essa arma atira 10 balas por segundo e seu dano é mediano, mas o jogador pode disparar 50 tiros até recarregar.
CAÇADEIRAS
Judge – Essa é uma caçadeira moderna, automática, com disparos rápidos e causa muito dano em distâncias curtas. Caso passe de uma curta distância, ela necessitará de uma mira.
Bucky – A Bucky já é uma caçadeira mais estável e entrega um dano muito forte a curtas distâncias. De entre todas as armas do Valorant, essa é a mais barata que o usuário poderá equipar como sua arma principal.
FUZIS
Guardian – O fuzil Guardian é ótimo para médias e longas distâncias, com tiros muito precisos e fortes. Entretanto, no estilo DMR ele fica mais pesado.
Bulldog – Este é o rifle mais barato do FPS e sua principal vantagem é que suas balas não perdem o dano em longas distâncias. O ponto negativo é o recuo, mas se colocar no modo alternativo ele dispara pequenas rajadas com três balas por vez.
Phantom – Phantom é um dos rifles mais fortes do Valorant, pois ele mata na hora qualquer inimigo com um tiro na cabeça e que esteja em até 15 metros de distância. Já se for a uma distância maior do que essa, ele perde um pouco de seu dano e aumenta o recuo.
Vandal – É uma arma que causa bastante estrago mesmo com poucas balas, mas é difícil controlá-la se for muitos disparos consecutivos.
Marshal – Marshal é um fuzil de precisão, mas sua cadência é muito lenta e pode deixar o usuário da arma em perigo.
Operator – Essa é a arma mais cara do jogo, com zoom duplo e suas balas causam um dano absurdo. Porém, não é recomendável usá-la em movimento.
CONFRONTO
Faca – Assim como em diversos games, no Valorant a faca também permite ao usuário correr mais rápido, destruir objetivos de forma mais rápida e ainda acertar os inimigos nas costas.
MAPAS
Mapa Bind -
Este mapa possui dois portais para teletransporte que pode levar os jogadores e qualquer outra coisa arremessada direto para outro lugar. Ele ainda possui dois bombsites e nenhuma zona central. Apesar deste mapa ser menor, as suas características e os dois portais acabam por compensar.
Split –
Split é aquele mapa “padrão” de FPS, possui dois bombsites e várias rotas que possibilitam diversas formas de avanço, favorecendo embates em alguns pontos do cenário. O Split possui também uma área elevada bem no centro, ligando duas regiões no mapa para o plant.
Haven –
Já neste mapa, a equipa que está a defender precisa defender três bombsites e não dois como é o comum. Os pontos ficam muito próximos, o que permite que os jogadores cheguem mais rápido. Este é um mapa que favorece mais o atacante.
Ascent –
Este é o mapa inspirado na Itália, possuindo dois bombsites e é o mapa mais novo do game até o momento. A parte central do Ascent é aberta, com diversos lugares para se esconder e cobertura.