Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.

O regresso do futebol na América do Sul

O regresso do futebol na América do Sul

Na América do Sul, as federações e clubes estão a trabalhar o desenvolvimento de protocolos para o regresso do desporto.

por Academia   |   comentários 0
Monday, June 15 2020

A paralisação de diversas competições de futebol no mundo inteiro causou um enorme buraco nos clubes e federações. No entanto, aos poucos este cenário está a mudar, é o que está acontecer na Europa. O retorno do campeonato Alemão, a Bundesliga, fez com que outras ligas retomassem, seguindo as recomendações de segurança e saúde. O campeonato português, a Primeira Liga, também regressou, assim como o espanhol, La Liga.
 
Na América do Sul, as federações e clubes estão a trabalhar o desenvolvimento de protocolos para retomar este desporto nos seus respectivos países, e isto é o que veremos a seguir.
 

Brasil:

 
Por enquanto em terras brasileiras, o futebol está a tentar retornar com campeonatos menores, como os estaduais. O primeiro a firmar a retomada foi o Campeonato Catarinense - Santa Catarina -, que está definido para retornar no dia 8 de julho. Os demais campeonatos, como o Paulistão e o Carioca, estão em processo de retorno, aguardando o aval final do governo, no entanto, já com treinos. Outros estados que já estão em treinos são: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará e Goiás. Porém a CBF ainda não divulgou nenhuma data de provável retorno em relação ao Campeonato Brasileiro e a Copa Brasil por não haver nenhuma definição dos demais campeonatos estaduais.
 

Argentina:

 
O futebol argentino cancelou toda a temporada de 2020, segundo a AFA (Associação Argentina de Futebol) com o adendo de que em 2021 não terá despromoção. Por enquanto o futebol no país está a aguardar a liberação do Ministério da Saúde para retornar as atividades desportivas, em vias de finalizar a Copa da Argentina que estava no seu início quando a bola teve de ser suspensa.
 

Bolívia:

 
Já no futebol boliviano, a Federação Boliviana de Futebol havia entregue ao Ministério da Saúde um protocolo de regresso que fora negado pelas autoridades. De acordo com as entidades responsáveis pelo aval de regresso, condiz que não há expectativas de regresso antes de agosto, devendo ocorrer o retorno do desporto somente em meados de outubro.
 

Chile:

 
O futebol no Chile por outro lado está positivo, o Conselho de Presidentes de Clubes havia aprovado o protocolo da Comissão do Retorno da ANFP para o dia 31 de julho, mas ainda necessita da aprovação das autoridades sanitárias para ocorrer o regresso a 100%.
 

Colômbia:

 
A Federação Colombiana de Futebol já entregou o protocolo de segurança para os Ministérios dos Desportos e da Saúde para retomar com o futebol. No entanto, o documento ainda será analisado pelas entidades, o que faz criar a expectativa de que o desporto possa retomar no final de julho ou início de agosto.
 

Equador:

 
A Federação Equatoriana ainda está a estudar a possibilidade de voltar com o Campeonato Nacional de Futebol no país entre o fim de julho e começo de agosto. Já a LigaPro tem as seguintes alternativas de regresso: retornar com a jornada que foi suspensa ou recomeçar com um novo calendário para 2021.
 

Paraguai:

 
Com a data de retomada para o dia 17 de julho, o futebol no Paraguai está otimista no cenário. De acordo com as informações, o presidente da Associação Paraguaia de Futebol (APF) realizou uma reunião com o ministro da Saúde e Bem Estar na última semana para ajustar adequadamente o protocolo de segurança do regresso do desporto.
 

Peru:

 
O futebol no Peru é um caso delicado, pois ainda não há nenhuma especulação de que o desporto possa retomar antes do mês de agosto aos relvados.
 

Uruguai:

 
No caso do Uruguai, as entidades pretendem elaborar o regresso dos treinos em julho, para realizar as partidas a partir do mês de agosto.
 

Venezuela:

 
Já na Venezuela, nada foi afirmado, porém as organizações do campeonato pediram a Federação Venezuelana de Futebol que o desporto regresse no dia 5 de julho para encerrar a temporada no dia 29 de novembro, contando que a temporada de 2021 sofresse uma alteração em vias de reduzir os clubes participantes para 16, cortando gastos desnecessários.
 

Por fim, a Conmebol:

 
A Conmebol ainda não anunciou nenhuma afirmação definida em relação à Copa Libertadores e à Copa Sul-Americana. Há fortes especulações que a edição de 2020 seja realmente cancelada. Porém, nada impede de que a realização do torneio termine nos meses iniciais de 2021.

 
 
Live streams
Próximos eventos

Ver calendário livestream