Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.

Resultados combinados no ténis: top 30 envolvido

Resultados combinados no ténis: top 30 envolvido

Uma investigação levada a cabo pelo canal alemão ZDF fez revelar um enorme esquema de resultados combinados no ténis.

Top 30 com três títulos ATP é acusado.

por Academia   |   comentários 0
Monday, December 16 2019

Uma reportagem transmitida este domingo no canal de televisão alemão ZDF revelou que um tenista do atual top 30, com três títulos ATP no palmarés, terá vendido múltiplos encontros ao longo dos últimos anos. Atualmente, há apenas cinco jogadores no top 30 com três títulos ATP: Diego Schwartzman, Matteo Berrettini, Alex De Minaur, Nikoloz Basilashvili e Benoit Paire.

Segundo o canal, o esquema ‘mafioso’ de resultados combinados no ténis, tem origem na Arménia mas já se estendeu por outros países, incluindo Bélgica, Espanha, França e Estados Unidos.

“Trata-se de uma rede criada na Arménia e que tem sido transportada de forma muito rápida e inteligente para outros países”, assegurou Eric Bisschop, um dos investigadores envolvidos.

O ténis tem sido uma das modalidades mais afetadas pela corrupção e resultados combinados. Só em 2019, 20 tenistas já foram suspensos ou banidos pela Unidade para a Integridade do Ténis (TIU).

Marco Trungelliti, profissional argentino, foi um dos denunciantes que conversaram com a ZDF e que foi contactado pelos próprios manipuladores:”Existem profissionais entre os 50 melhores do mundo que adulteraram os jogos (…) isso acontece em todos os níveis.”

Andrea Petkovic, a tenista alemã, também ouvida na reportagem, explica que muitos tenistas cedem à tentação pelo facto de precisarem do dinheiro.

Já anteriormente, a Academia tinha noticiado um esquema de fraude em apostas de ténis que foi desmantelado em Espanha.