Está aí à porta a 1ª grande Volta da temporada. O Giro de Itália costuma ser a prova menos importante das três grandes mas este ano contará com dois pesos pesados da elite mundial do Ciclismo para animar a prova italiana, falo de Nairo Quintana e Joaquin Rodriguez.
Apresentação
O Giro de Itália decorre de 9 de Maio a 1 de Junho e é a primeira grande prova por etapas da temporada.
Depois de em 2013 Vincenzo Nibali ter espalhado a sua classe no seu próprio país, este ano o italiano aposta forte na Volta a França e deixa caminho aberto para novos nomes.
A Volta a Itália costuma ser decidida nas montanhas dos Alpes onde só os mais fortes e consistentes conseguem passar com sucesso. Mas a prova inicia-se na Irlanda este ano e terá uma primeira e segunda semanas mais dedicada aos "sprinters", ciclistas que após a fase mais plana da competição se remetem para segundo plano e deixam os "trepadores" começar o seu "show" montanha acima.
Geral Individual
Esta é a classificação mais importante de qualquer volta pois apura o ciclista mais rápido a concluir as 21 etapas.
Para 2014, há um nome que sobressai em relação a todos os outros, Nairo Quintana. O jovem colombiano de 24 anos deslumbrou na Volta a França em 2013 ao concluir em 2º lugar apenas atrás de Chris Froome e foi com alguma surpresa que a equipa Movistar decidiu prescindir deste "trepador de gema" para o Tour, preferindo apostar no Giro e na Vuelta.
As suas capacidades como trepador são impressionantes e não me parece que hajam muitos ciclistas capacitados a acompanhá-lo neste Giro pelos Alpes acima.
Não espanta, portanto que o colombiano seja o principal candidato à Vitória Final a 2.04.
No leque de concorrentes mais directos temos Joaquin Rodriguez, o veterano espanhol que começa a ver escassear o tempo para conquistar a sua primeira vitória final em provas por etapas.
"Purito" já fez diversos lugares honrosos, muitos deles entre o top-3 das três grandes voltas mas continua a faltar-lhe uma vitória.
Precisamente por isso, o espanhol de 35 anos tentou fugir à forte concorrência do Tour de France e atacar as outras duas voltas mas a táctica da Movistar pode vir a baralhar-lhe as contas...
Rodriguez está avaliado a 3.9 para vencer a Volta a Itália e é, de longe o maior rival de Quintana prometendo animar e de que maneira as etapas dos Alpes.
"Outsiders"
Perante os dois nomes mencionados acima, todos os outros pretendentes têm de ser considerados simples "outsiders" pois não terão qualquer responsabilidade ou expectativa por parte dos críticos em vencer a Volta a Itália.
Mas há ciclistas que no seu íntimo procuram contrariar esta evidência. Rigoberto Uran, 2º classificado do Giro em 2013, é um dos nomes a ter em conta.
O ciclista colombiano mudou de ares esta época após um período ao serviço da SKY, e procura mostrar o seu real valor na Omega Pharma - Quick Step onde terá honras de chefe de fila em várias provas "rainha" do ciclismo mundial.
Uran está avaliado a 19.5 para triunfar e as suas hipóteses parecem reduzidas mas é um sério candidato a concluir no top-3 para o qual está cotado a 3.4.
E se Uran se assemelha a Quintana na juventude, Cadel Evans supera Joaquin Rodriguez em veterania.
O veterano ciclista australiano tem mais 10 anos que Uran, ou seja 37, e já terá conquistado o que podia ganhar com destaque para a vitória na Volta a França em 2011 e para o título de Campeão do Mundo de Estrada em 2009.
Evans chega ao Giro como o 3º melhor cotado à vitória mas não me parece que se possa sequer intrometer no top-3 para o qual está avaliado a 3.3.
Num patamar inferior aos referidos estão vários ciclistas italianos habituados a "batalhar" nesta prova há largos anos.
Domenico Pozzovivo 36.0, Michele Scarponi 50.0,Damiano Cunego 180.0 ou até mesmo Ivan Basso 180.0 voltam a entrar em cena na esperança de estarem numa super-forma mas, ainda assim dificilmente se habilitarão a mais do que lutar por um lugar no top-3.
Classificação da Montanha
Stefano Pirazzi 4.5foi o grande vencedor desta categoria em 2013 mas a sua tarefa de renovar o título está longe de ser fácil.
Isto porque se Quintana 3.6 e Rodriguez 5.0estiverem realmente em bom plano podem averbar a grande maioria das contagens mais importantes dos Alpes e aí a margem reduz-se substancialmente.
Mas há muitos mais nomes que podem virar agulhas para este objectivo durante a prova. Elementos como Cunego 11.0, Ulissi 11.0 ou Matteo Rabottini 6.0 podem, no caso de passarem mal nas primeiras etapas a sério, abdicar da Geral Indiviudal e atacar a da Montanha, algo que pode dar cabo das prováveis aspirações de Pirazzi...
Classificação dos Pontos
Neste particular, não consigo esconder o meu espanto quando vejo Marcel Kittel negociar a 5.0. O jovem ciclista alemão baralhou por completo a vida a Mark Cavendish na Volta a França em 2014 ao "roubar-lhe" quatro etapase, se chegar a Itália com bons índices físicos é o grande candidato a este prémio.
A concorrência mais séria que poderá vir a ter vem de Itália com os "sprinters" caseiros Elia Viviani 2.59 e Giacomo Nizzolo 4.0a terem como "handicap" o apoio do entusiasta público italiano.
Classificação da Juventude
Nairo Quintana 1.3aponta à vitória na Geral mas sem se aperceber ou ligar ao assunto acabará por vencer também o Prémio da Juventude, isto apesar de Rafal Majka 5.0também ser um nome a ter em conta na Geral Indiviudal, quem sabe a um top-6, que conta para esta Classificação da Juventude.
Geral por Equipas
Astana 2.5 e Movistar 2.9lideram a lista de candidatas a vencer a Classificação por Equipas mas há outras equipas com aspirações que permanecem esquecidas como a Tinkoff-Saxo 10.0, a Omega Pharma 23.0 ou até mesmo a Lampre-Merida 8.2 e a BMC Racing Team 14.0.
Apostas Recomendadas:
Rigoberto Uran para terminar no Top-3 a 3.5
Daniel Martin para terminar no Top-6 a 2.7
Marcel Kittel para vencer Geral por Pontos a 5.0
Lampre e/ou Tinkoff Saxo para vencer Geral por Equipas a 8.2 e 10.0 respectivamente