Este novo Estádio Nacional, inaugurado em 2012, foi construído no local do antigo Estádio Nacional demolido em 2010. O novo estádio é um dos mais bonitos dos estádios deste Mundial de 2014, com desenho aparentemente inspirado no trabalho do famoso Arquitecto Brasileiro Óscar Niemeyer que de resto está bem presente na cidade de Brasília.
Esta estrutura conta com 288 pilares que sustentam a cobertura metálica, e um campo rebaixado que garante vistas desobstruídas de qualquer lugar no estádio. Desenvolvido para ser ecológico e não emitir dióxido de carbono para a atmosfera, este projecto sustentável consolida a reputação de Brasília como líder mundial em planeamento urbano sustentável.
Este estádio vai receber 7 jogos da fase final do Mundial de 2014, mas já foi inaugurado no jogo inicial da Taça das Confederações 2013, onde o Brasil venceu o Japão. Também será uma das sedes para o futebol nos Jogos Olímpicos de 2016. O Estádio Nacional é o terceiro grande estádio da cidade de Brasília, e depois do Campeonato do Mundo 2014 também receberá espectáculos e grandes eventos culturais.
|
O Estádio Nacional de Brasília vai receber 7 jogos no Mundial 2014, incluindo o jogo para o 3º lugar:
- dom. 15 de Junho: Suíça VS Equador – Grupo E jornada 1
- qui. 19 de Junho: Colômbia VS Costa do Marfim – Grupo C jornada 2
- seg. 23 de Junho: Camarões VS Brasil – Grupo A jornada 3
- qui. 26 de Junho: Portugal VS Gana – Grupo G jornada 3
- seg. 30 de Junho: jogo dos oitavos-de-final
- sáb. 5 de Julho: jogo dos quartos-de-final
- sáb. 12 de Julho: jogo para o 3º lugar
Voltar para o artigo principal "Os estádios do Mundial Brasil 2014".