Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.

O que está por trás do cálculo da odd justa

O que está por trás do cálculo da odd justa

Para chegarmos a uma odd justa, seja ela de um Over/Under ou de um mercado 1X2, podemos ter em conta tudo o que é relevante para esse jogo: tabelas e indicadores das estatísticas pré-live, notícias ou factores psicológicos menos mensuráveis das equipas e do jogo.

por Paulo Rebelo   |   comentários 0
Monday, October 6 2014


O que consideras mais relevante na análise estatística antes de fazer uma aposta no Over2,5? Para que tabelas ou indicadores olhas para te ajudar a calcular a odd justa neste mercado?

  • Confronto direto nos últimos 3 anos
  • Últimos 10 jogos em todas as competições
  • Últimos jogos na condição visitado/visitante
  • Outros?

Para chegarmos a uma odd justa, seja ela de um Over/Under ou de um mercado 1X2, aquilo que podemos fazer é ter em conta tudo. Todas as tabelas e indicadores das estatísticas pré-live aqui da Academia, assim como as notícias ou factores psicológicos menos mensuráveis das equipas e do jogo.

O primeiro dos passos para se chegar à odd justa é identificar as estatísticas relevantes e as notícias relevantes sobre o jogo e que podem ajudar a explicar e montra essa tal odd justa.

O segundo passo é saber ponderar na justa medida qual desses factores é que é mais importante.

Há jogos em que é mais importante o confronto direto do que aos últimos 10 jogos. Mas há outros jogos em que é o contrário, é mais importante os últimos 10 jogos do que o confronto direto.

Exemplo: uma equipa mudou de treinador há 3 jogos atrás e nos 7 primeiros dos últimos 10 jogos tinha poucos golos, mas agora nos últimos 3 jogos já tem muitos golos por jogo. Neste caso, se no confronto direto até nos disser que há poucos golos entre estas equipas, devemos ponderar mais o indicador dos últimos 3 dos últimos 10 jogos que mostram jogos com muitos golos.

Não há uma resposta científica a esta questão, ou seja, eu não tenho para todos os jogos uma regra: 20% de ponderação do confronto direto + 10% para os últimos 10 jogos + 10% para os resultados dos jogos da época na condição casa/fora + …

Os indicadores estatísticos (e não só) que eu olho dependem do jogo. E a ponderação já depende do feeling e da experiência ganha ao trabalhar com muitos jogos.

Se tivermos oportunidade de ver o jogo, eu acho valiosa a informação que se retira da forma como as equipas entram em campo, para prever melhor se será um jogo com muitos ou poucos golos. Mas de qualquer forma, os indicadores pré-live são suficientes para muitos apostadores fazerem apostas punter neste mercado e terem boas taxas de acerto e lucro a longo prazo.

Abraço,
PR


estatística, factores externos, notícias, odd justa, saber ponderar